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Drive pedestres (piéton): nova frente para supermercados


Está avançando rapidamente na França um novo nicho para ser explorado pelos supermercados: o drive pedestres. O conceito está baseado no Omnichannel, no sentido que os clientes podem fazer seu pedido e pagamento online, e retirar em sua loja de proximidade mais próxima, a pé.

Com isso, os consumidores podem ter acesso a uma variedade muito maior que a oferecida pelos supermercados de proximidade, de forma rápida, sem pagar mais por isso.

Observa-se, por exemplo, pedidos com mais produtos bio/orgânicos, que é uma tendência do publico mais jovem, os maiores consumidores deste novo formato: são jovens com menos de trinta anos, ou em torno de, solteiros, que moram próximo a loja, e que buscam suas compras em carrinhos de supermercados ou mochilas, suas compras de menor volume (mas é o que se é esperado dos supermercados de proximidade, nas calçadas dos grandes centros urbanos, sem estacionamento, tendo, portanto, tudo a ver com o conceito de loja).

Contribui para a rapidez para o consumidor o fato de que a mercadoria já está paga, e, para que ela esteja disponível rapidamente para ele na loja (no mesmo dia inclusive, pode estar em até três horas após o pedido, e o consumidor pode escolher o horário para buscar em uma grade de 2 em 2 horas, por exemplo), as redes chegam a abastecê-las até oito vezes ao dia, o que comprova que um dos diferenciais e desafios para a integração do comércio online e offline é a gestão da logística e distribuição, fazendo a mercadoria chegar rapidamente á disposição do consumidor, com custos baixos.

Faz muito sentido e, em muitos bairros, considerando o perfil do publico de proximidade, com certeza deve haver por aqui também uma demanda considerável. Tudo isso (rapidez na entrega e na compra, acesso a maior variedade aos mesmos preços das lojas) vai de encontro às novas demandas dos consumidores e de seu comportamento de compras.

Por isso, já há na França 25 pontos de drive pedestres, de empresas do calibre de Carrefour, Intermarché, Auchan, Leclerc e Cora. Isto pode indicar que não se trata de um piloto ou aposta, mas sim de opinião já formada e decisão de implantação sacramentada.

Falei neste blog no post anterior da importância do canal online para os supermercados (não só para os maiores ou com mais lojas), aqui, mais um motivo, relembrando que o consumidor fica rapidamente mal acostumado com este tipo de facilidade, podendo assim migrar de empresa (ou se fixar nela) pelo oferecimento de serviços como este. Sinal dos tempos que temos de acompanhar, pois, se os grandes já estão fazendo lá fora, logo a implantação aporta por aqui também (que bom, vemos isso acontecer cada vez mais rapidamente). Assista o vídeo a seguir e veja como funciona:

ALAIN WINANDY - TREINAMENTOS DE GESTÃO E CONSULTORIA

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Fonte foto início do post: la parisienne.net


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