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Fonte imagem: googlemaps

Um supermercado modelo urbano de proximidade de Paris (Franprix Conso, do grupo Casino) inova deixando à disposição de seus clientes uma cozinha, para que ele possa comprar os produtos no local, prepara-los na cozinha e poder então fazer sua refeição lá mesmo. 


Os supermercados já não querem ser mais apenas corredores e gôndolas com produtos a venda, mas um lugar de convivência com experiência de compra para os consumidores. Várias transformações neste sentido foram observadas nestes últimos tempos por lá (algumas por aqui também), como o suco de laranja feito na hora pelo próprio client...

Uma ação promocional da Aldi na Bélgica e Espanha está fazendo tanto sucesso que ela teve de ser ajustada rapidamente, por falta de material promocional a ser distribuído para os clientes, que esgotaram devido ao sucesso da promoção.

Programada para durar pouco mais de um mês, de 16.09 a 26.10, a ação é simples e simpática, e consiste em distribuir figurinhas 3 D de 24 emojis, a cada 15 euros em compras, para colecionar e guardar em um álbum de coleção especial (vendido a 1,99 Euros)

É um álbum – caixa – que além de guardar a coleção 3D, ainda vem com dois tabuleiros de jogos, para jogar utilizando os emojis como...

As frutas e verduras são cultivadas localmente, a zero quilômetros de distância, em Paris, na loja Carrefour, formato Market, Charrone, de 800m2.


Uma boa ação para o meio ambiente. Zero de deslocamento e transporte, mais verde nas cidades. Uma fazenda urbana de 300m2.

Também uma boa ação para o custo e desperdício alimentar, poder oferecer frutas e verduras sem despesa de transporte, sem perdas de manipulação.

Mais vantagens, o controle sobre a produção mais saudável, sem pesticidas, pelas técnicas de aeroponia e hidroponia, com zero de desperdício de água (irrigação em circuito fechado).


Vantagens para os consum...

Varejistas perdem 5 bi com a Amazon. A notícia afirma que o lançamento do produto Amazon Prime, com serviços de streaming, leitura, musica e frete gratuito por R$ 9,90 por mês provocou a perda de valor de mercado de R$ 5 bilhões, dos maiores players brasileiros no e-commerce.

A análise pode ser feita por um prisma diferente: não foi o lançamento de um produto por um concorrente que faz as vendas e o valor das empresas caírem, as próprias empresas podem ter sua responsabilidade nisso.

O que devemos perceber é a diferença e necessidade de uma empresa ser proativa, centrada no cliente, saindo na frente criando valor...

A bandeira Bio do Carrefour foi lançada em 2013, e conta com mais de 20 lojas na França e 4 na Espanha, agora está com novo conceito, que já está sendo replicado a elas rapidamente. Além disso, a expansão vai ser direcionada também a outros países, como Bélgica (já com uma unidade recém inaugurada) e Itália (além de impulsionada pelas lojas próprias, o modelo de franquia vai contribuir para esta rápida expansão), com a pretensão de ser a opção numero 1 do mercado Bio (orgânico, saudável e natural, consumação mais saudável, sustentável e responsável) onde entrar. E são lojas com “cara” de supermercado.

As lojas p...

Fazer cadeiras de roda com carrinhos de compras de supermercados, uma ideia muito interessante e barata de fazer o bem, reaproveitando (reformando) aquelas carrinhos de compra que vão ser substituídos, ou, simplesmente, comprar alguns carrinhos a mais (com preço de custo especial) para doação pelos supermercados, e, porque não, até pelas próprias empresas fabricantes destes carrinhos. Um pequeno gesto social de grandiosa ajuda a quem precisa.


Assista a seguir o vídeo inspirador: 

Alain Winandy - Treinamentos de gestão para supermercados & consultoria

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Já comentamos recentemente neste blog a promoção (nunca vista) feita na Bélgica pela rede Albert Heijn (do grupo Ahold/Dehaize), que ficou famosa com sua promoção regular 1 + 1 Grátis, mas, neste caso com a promoção 1 + 2 grátis. Comerciantes locais reclamaram (venda abaixo do custo, que lá também é proibida, além de argumentarem concorrência desleal por poder econômico) e a rede teve de parar com a promoção que gerou guerra de preços no país (mas também muito retorno de mídia e imagem de preço).


Parece que mesmo assim a moda deste tipo de promoção está pegando. Agora, quem avança nela é a rede francesa Interma...

Lendo a data, que vai ser no ano de 2020, parece longe, mas, já é o ano que vem... Compras online, mudança radical no cenário concorrencial, são fatores que indicam que os supermercados devem se reinventar. E, rapidamente.


As compras de mercearia, perfumaria, limpeza e bazar devem ser cada vez mais efetuadas online, mudando o ritual (de compras), daquele com carrinho cheio e pesado, feitas no final de semana principalmente (hoje, em grande parte se não na maioria dos supermercados convencionais, ainda os melhores dias de vendas – 1º sábado, 2º domingo).


Ao invés de comprar ingredientes, a tendência é a de compr...

Isso que é mercado comum. Quer uma comida italiana, um queijo Francês ou grego? Todos os quatro cantos da Europa estão lá. E, você sabe de onde vem. Para exemplificar, desde 2005 todos os ovos tem um carimbo para indicar o país de procedência (e um código dizendo como foram criadas).

Tudo regulamentado pela comunidade europeia. Outro exemplo, você não vai encontrar carne com hormônio, todos os países seguem a mesma regulamentação, o mesmo padrão, e todos os produtos são verificados, rastreados, tem procedência conhecida e divulgada nas próprias etiquetas.


Também estão padronizadas as informações nutricionais e,...

Um estudo encomendado pela BBC para explorar o processo de tomada decisão dos consumidores, com base em coleta e análise de mais de 1,250 milhões de tickets de compra de clientes de um grande varejista do Reino Unido chegou a umas conclusões interessantes:


Compramos as mesmas marcas em ciclos: quando o ciclo se rompe, e compramos uma nova marca, temos a tendência de experimentarmos outras marcas também de outros produtos, como, por exemplo, se mudamos nossa marca de café, podemos mudar também a de iogurte ou detergente, e, então, iniciamos um novo ciclo. 


Estes ciclos são relacionados com os laços que formamos...

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