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Kombini: lojas de conveniência e proximidade são sucesso no Japão. E aqui?


São mais de 55 mil lojas no Japão e dizem que esta é a configuração que vai tomar o supermercado de bairro nas cidades, principalmente as médias e grandes.

Nós, que estamos acostumados a ver lojas de conveniência em postos de gasolina, temos a imagem de lojas caras, sem uma linha de produtos adequada, com localização sem atrativos, e sem imagem de qualidade (esta às vezes até duvidosa).

Lá, as lojas são agradáveis, os preços nem tão mais altos, a localização de rua ou com pequenos estacionamentos, lojas também pequenas (de 100 a 300 m2), com uma linha bem pensada para conveniência (inclusive não alimentares) e opção para alimentação rápida e saudável (bebidas – inclusive alcoólicas - e comidas, pratos preparados, para consumir lá mesmo ou levar para sua casa) em relação aos fast-foods, além de funcionamento 24hs por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Grandes cadeias como 7-Eleven e Lawson garantem e imprimem o padrão de qualidade. Além disso, serviços são agregados, como ATMs (caixas bancários), fotocópias, impressão, internet, lixos e até banheiros para os clientes na maioria (por aqui, este parece ser um serviço de pouca importância...).

Por lá este modelo é antigo, vem dos anos 70 e já está consolidado, e, enfim, Já tem gente investindo neste conceito por aqui. Vamos esperar que a moda pegue!

Fonte foto: http://www.therakyatpost.com/business/2017/01/10/malaysian-firm-to-sell-instant-noodles-at-family-mart-stores-in-japan/

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