No varejo, crucial para obtenção do faturamento e necessário para o planejamento orçamentário, é a elaboração do planejamento de vendas. Como vamos vender, que ações devemos planejar, o que devemos negociar de produtos e serviços, com que antecedência devo negociar com os fornecedores, fazer reserva de mídia, programação de despesas, enfim, tudo que devemos fazer, em um plano bem detalhado e programado antecipadamente. Quando tudo é definido com antecedência, deixamos pouca margem para o acaso.
No Planejamento de Vendas vamos ver:
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Como montar seu calendário promocional (eventos importantes, definição dos tipos de campanha, detalhar as campanhas, definir as metas de crescimento real);
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Como montar e analisar seu histórico de vendas;
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Como projetar suas vendas mês a mês, dia a dia.
Elaborado o Planejamento de vendas, passamos ao Planejamento Orçamentário, projetando:
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Margem e demais receitas
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Despesas mais importantes e agrupamentos de despesas
Tudo com foco no varejo (incluindo as peculiaridades do varejo supermercadista), por bandeira, por loja, por seção/departamento.
Depois, veremos o que é, como funciona e o que levar em consideração em um DRE operacional (demonstrativo de resultados operacionais), projetando assim os resultados.
A próxima fase é a conciliação, para atender as necessidades e objetivos da empresa, e, em consequência, a reprojeção e definição final.
Finalizando, veremos os instrumentos de controle e acompanhamento que vão garantir seus resultados.
Palestrante
Alain Winandy, além de lecionar na FGV e FGV online (PÓS e MBA), possui 30 anos de experiência prática nas áreas Comercial, Operacional e Administrativa Financeira, em empresas de Varejo e Supermercados de grande, médio e pequeno porte, nacionais e multinacionais, em estruturas de regionais, por marca/bandeira, descentralizadas/autônomas e centralizadas, unidades de negócio, em cargos de gerência e direção, e na direção geral da ABRAS em São Paulo.
Informações
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