Walmart testa caixa inteligente para distribuição sem contato

ALAIN WINANDY - CIÊNCIA DO VAREJO - TREINAMENTOS DE GESTÃO E CONSULTORIA

Receber seu supermercado a qualquer hora, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem contato com o entregador, sem precisar estar em casa ou receber as entregas fisicamente.


O Walmart vai iniciar o teste da caixa HomeValet Smart Box, inicialmente em Bentonville. Você coloca a caixa na parte externa da sua casa, a caixa tem três compartimentos, um para produtos congelados, um para produtos resfriados, outro para mercearia seca. O supermercado, por aplicativo, destranca a caixa e deposita lá os produtos, sem contato nenhum com os moradores, enviando uma alerta de entrega para seu celular.


Você pode receber em qualquer horário, qualquer dia, sem preocupação com atendimento e manutenção da qualidade dos produtos. De acordo com o site da Walmart, sem nenhum custo para os clientes. Do lado do Walmart, a vantagem de garantia de recebimento da primeira entrega.


Isso demanda uma tomada para a energia elétrica e, além disso, a caixa tem uma bateria que suporta até 36 horas, no caso de falta de energia.

É um sistema diferente e bem menos invasivo do, por exemplo, Amazon Key, que dá acesso a sua casa, o entregador abre a porta dela e literalmente entra na residência e, no caso de produtos resfriados e congelados, o entregador deveria ir até a geladeira e colocar os produtos lá, acompanhado por câmeras e pelo celular do dono da casa.


Neste novo sistema de entrega com uso da caixa, ninguém entra na residência.


No brasil temos o problema da segurança e dos acessos à porta de entrada das residências, já que por aqui são necessários muros e grades nas casas. Mas, isso não inviabiliza uma futura implantação por aqui, já que este problema pode ser controlado em prédios e condomínios, e, nas casas, um misto do sistema key para acesso controlado e vigiado da porta externa.


No site do Walmart sobre o serviço, um belo fechamento: "Se há algo que sabemos sobre nossos clientes, é que eles estão mais ocupados do que nunca. Nosso piloto com HomeValet é uma das muitas soluções que estamos testando e que podem tornar seus dias mais gerenciáveis. Afinal, a entrega deve se encaixar no estilo de vida deles, e não o contrário."


Assista o vídeo:



Últimos posts