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Bien chez moi: o novo conceito de supermercado para seniors.


Apesar de no mercado europeu já existirem supermercados para pessoas de mais idade (seniors) há mais de 15 anos, esta é a primeira de um conceito neste sentido por uma grande empresa. Bien chez moi (bem em casa) é uma bandeira do Intermarché, empresa que opera na Europa com quase 2.400 pontos de vendas, em quatro formatos: hipermercados (de 3.500 a 6.000 m2), supermercados (de 1.000 a 3.500 m2), lojas de proximidade contact com foco no publico rural (200 a 500 m2), e de proximidade urbana, nos grandes centros, suas lojas express (de 200 a 300 m2), além de também operar o canal online.

O novo conceito, que vai inaugurar em Outubro na França, é de uma loja pequena (200 m2) e vai oferecer soluções de deslocamento e serviços aos seus clientes, como acompanhamento em suas compras para escolher bons produtos adequados a suas necessidades, conselhos de nutrição para comer bem (adequadamente) e também do bem estar.

Para desenvolver o conceito (que já está sendo trabalhado há um ano) foi constituído um grupo de trabalho junto com seus clientes seniors fiéis, para entender seus desejos e suas necessidades, a de pessoas ativas com mais idade, e, assim, desenvolver o conceito com foco neste publico. É uma loja piloto que precisa de afinamento (e por isso não fornecem mais detalhes, temos de aguardar sua inauguração), e que, dependendo de sua aceitação e resultados, será expandida em todo o território francês, inicialmente.

Hoje, muitos dos clientes de supermercados são pessoas de mais idade e, como vimos em blog anterior, são pessoas que querem atenção, querem conversar com as pessoas, querem socializar; alertamos que temos sim de buscar utilizar cada vez mais a tecnologia, cada vez mais desenvolvida e acessível, em prol do cliente, mas, que não devamos esquecer este segmento (seniors, pessoas de mais idade) e suas demandas, lembrando que a tendência é que este público aumente cada vez mais.

Resta saber se é conveniente separar assim o público por idade, em lojas direcionadas por este critério, ou, agregar estes serviços às lojas convencionais. No varejo, tudo deve ser testado e, esta loja piloto, vai ajudar nesta decisão. mas, para uma empresa que já é especialista em lojas de proximidade, este atributo, para este público alvo, tem tudo a ver.

Aqui, onde lojas de proximidade crescem rapidamente nos grandes centros e as lojas chegam a ficar lado a lado, ou de frente uma para a outra, este pode ser um diferencial nesta competição.

ALAIN WINANDY - TREINAMENTOS E CONSULTORIA

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