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Aldi implanta novo conceito de supermercado de desconto: confira como é.

02/04/2018

Fonte foto: RetailDetail BE

 

 A rede Aldi está mudando para se preparar para o futuro seguindo as novas tendências e demandas dos consumidores. É o conceito ANIKo (Aldi Nord Instore Konzept), definido depois de pesquisas por toda a Europa, além de ajustes, sugestões e retorno dos clientes nas três lojas testes em operação desde 2016; conceito agora definido vai então, de forma acelerada, transformar todas as suas lojas. O novo conceito da Aldi repousa em 5 pilares:

 

1º Pilar: Layout lógico.

 

O ponto de vendas agora é organizado pelo momento do consumo. Na entrada da loja o consumidor se depara com os produtos para o café da manhã, com produtos de padaria, confeitaria, cereais, cafés, chás. Em seguida, tudo que é necessário para uma refeição, almoço ou jantar, com frutas e verduras, mercearia, refeições preparadas, peixaria, carnes e açougue, massas e molhos e produtos de conveniência. Logo depois vem com as bebidas, os snacks e, a seguir, o não alimento (quase 50% da área de vendas), produtos de higiene, cuidados pessoais, limpeza e bazar.

 

2º Pilar: foco em produtos frescos.

 

Produtos de padaria e confeitaria tem ampla variedade, assim como a preparação de outros alimentos, tudo à vista do cliente, com um visual atrativo e chamativo. Maior espaço e variedade de hortifrútis. A Aldi teve de adaptar sua logística para poder entregar produtos frescos à noite, e estarem disponíveis na abertura da loja. Como já percebemos em outros posts deste blog, a procura de produtos frescos é uma tendência forte de comportamento do consumidor.

 

3º Pilar: uma experiência de compras agradável.

 

Corredores largos e móveis expositores baixos (inclusive as gôndolas) transmitem a impressão de espaço e conforto. Sinalização clara, imagens de ambientação e muita informação de produtos, seus usos e combinações, sua conservação, são outra característica adotada. Também foi investido na Iluminação, em LED, destacando produtos e compondo os ambientes. A disponibilidade de carrinhos de compras para crianças é mais uma nova ação em direção à experiência, que é mais uma coisa que o consumidor atualmente busca (além de aumentar a fidelização, muito importante hoje com o aumento da concorrência).

 

4º Pilar: foco nas ofertas.

 

A Aldi não costuma praticar promoções, mas seus clientes buscam ofertas e surpresas, e com certeza já estão acostumados com isso principalmente no não alimento. Sua linguagem comercial atual adota novas fórmulas, como "Especiais", que na realidade são promoções em alimentos, além de lançar um espaço com receitas e inspirações temáticas temporárias, com vários temas e sugestões de produtos sazonais ou temáticos, com comunicação simples mas bonita, como stoppers e banners no tema, destacando esta ação. Há uma sugestão da “receita da semana” para inspirar os clientes, com um ponto onde os ingredientes serão reunidos (mas também assinalados – com stoppers específicos – em seus pontos/locais habituais), com preços bem atrativos.

 

5º Pilar: manter a força do Aldi.

 

Permanecer fiel ao seu princípio de “alta qualidade com preço Aldi”, além da sua eficácia operacional, com produtos em expostos caixas e pallets, com expositores (bancas) com rodas. Faz parte do seu ADN e responsável pelo que é hoje, assim reconhecido pelos clientes.

 

Como vemos, se preparar para o futuro, para um empresa com tantas lojas e processos bem definidos, é necessário, inclusive com um bom planejamento para mitigar os possíveis desvios, pois os valores envolvidos na mudança é elevado. Modelo testado, conceito definido, agora já está na fase de migração para ele, e, podemos perceber que as mudanças são bem interessantes.

 

Para ver imagens de como ficou, assista o vídeo da transformação de um novo conceito em https://www.youtube.com/watch?v=TPL4Ll2kUqo 

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