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Um sistema simples e acessível para fazer compras de supermercado sem passar pelo caixa.

12/03/2018

 

A rede de supermercados francesa Monoprix está testando um aplicativo de celular para que seu cliente possa fazer suas compras, e pagar sem passar pelo caixa, economizando tempo. É o monop easy, com um princípio bem simples que funciona assim...
O cliente escaneia o código de barras do produto com seu aplicativo, que mostra o preço do produto e, com um clique você confirma a colocação do produto em sua compra e, ao terminar de fazer as compras dos produtos, você paga via celular (seus dados do cartão de crédito já foram previamente cadastrados), com um clique (seu cupom fiscal é envido de imediato por e-mail). E, sai direto sem passar pelo caixa.
Não tem a complexidade e praticidade do sistema da Amazon go, na realidade é um sistema bem simples, que ainda está em teste, funciona apenas para alguns produtos (pouco mais de 500 itens, entre lanches, snacks e bebidas), pode ainda ter problemas de velocidade apesar do 4G, mas, é interessante justamente por sua simplicidade (que alguns dizem ser uma simplicidade desconcertante), uma opção de baixo custo que pode ser muito bem disseminada de imediato, com poucos investimentos, nos supermercados. A solução foi desenvolvida para resolver o problema do cliente que faz pequenas compras (para o cliente que faz compras maiores, de proximidade, a rede de supermercados tem a opção para o cliente de escolher seus produtos, colocar no carrinho, e simplesmente o deixar no caixa, apenas se identificando, que a loja entrega em sua casa em uma hora e cobra lá mesmo a compra).
Sobre a segurança (confiar no cliente, roubos, escanear e sair com os produtos sem efetivar a compra), não abrem o que fazem, mas, com certeza, tem processo e sistema para isso. Depois de pagar o cliente é convidado a ir a um ponto de saída específico da loja (o cliente não sai com a compra por qualquer lugar), buscar uma sacola para sua compra, onde com certeza existe algum tipo de verificação (mas sem que o cliente perceba).
Interessante observar que em qualquer lugar do mundo a frente de caixa é considerada como local não muito agradável pelos clientes (que quer comprar com calma, mas sair logo), ainda mais quando ainda verificamos filas e caixas fechados ao mesmo tempo. Para os supermercados, o cliente sair rápido permite também um melhor aproveitamento da sua área de vendas, uma facilidade para os clientes, que pode ser um incentivo e reverter em aumento de vendas, sem contar a redução de custo de mão de obra (pelo andar da carruagem, a função de operador de caixa deve em breve estar em extinção...).
ALAIN WINANDY -
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