top of page

Informação de qualidade nutricional nos produtos simples e eficaz com implantação a pleno vapor em 2


Nutri-Score é uma etiquetagem baseada na informação de qualidade nutricional que tem por objetivo favorecer uma alimentação equilibrada, de modo sintético, simples e acessível para todos. Lançada na França, o esforço para sua utilização nos produtos começa agora forte em 2018, inclusive com uma campanha de esclarecimento ao publico, respaldada e recomendada pelo estado (saúde pública da França, proprietária da marca), associações de consumidores e comunidade científica do país e mais de 33 grandes empresas se comprometeram a viabilizar o programa (dentre elas, falando apenas de algumas empresas/marcas que estão por aqui no Brasil, Casino, Carrefour, Danone, Bonduelle).

Um logo é atribuído para cada 100g de produto, fornecendo aos consumidores, na face visível das embalagens alimentares.

Alem de fornecer de maneira rápida e fácil informação sobre a sua qualidade nutricional, permite a comparação de produtos na hora da compra.

É uma escala de 5 cores, associadas a 5 letras, onde a letra A representa a melhor qualidade nutricional, e a letra E a menos boa.

Nutri-score leva em conta, para 100g de produtos, os nutrientes cujo consumo provoca danos excessivos à saúde (como sal, açúcares e ácidos gordurosos saturados) e nutrientes positivos (como proteínas, fibras e também as quantidades de frutas, vegetais ou Legumes incorporados na receita). Entre a soma de pontos positivos e negativos, dá o score final, conforme tabelas abaixo:

O objetivo é melhorar a qualidade nutricional da cesta de compras, atacando vários males, como obesidade e sobrepeso, doenças cardiovasculares, câncer, e diabetes, por exemplo.

Parece ser um instrumento informativo simples e eficiente, para orientar e ajudar o consumidor em sua saúde, além de incentivar fabricantes a desenvolver produtos cada vez mais sadios, um modelo que pode se espalhar rapidamente por este mundo globalizado.


Alain Winandy. Direitos reservados.


Últimos posts
bottom of page