Globalização: um erro na Whole Foods vira notícia na rede e nos meios de comunicação da França.
Erros em placas promocionais não deveriam, mas até são comuns por aqui. É muito fácil encontrarmos esse tipo de erro nas lojas de supermercados e até encontramos vários exemplos na internet. Mas agora, com redes sociais e efeito globalização, o erro viraliza e põe em cheque a marca da empresa em dimensão muito maior.
Nos EUA rede de lojas Whole Foods, conhecida por sua qualidade e posicionamento na comercialização de produtos que fazem bem o para a saúde e meio ambiente (também conhecida por ter sido recentemente adquiridas pela Amazon), colocou em suas lojas um cartaz para promover a variedade de queijos franceses, um mapa da França indicado a procedência dos queijos ali comercializados. Só que, tudo errado.
Um cliente Francês residente nos EUA avisou a rede do erro por e-mail, mas, como não teve resposta (outro erro comum que observo por aqui, mas, que considero até inexplicável, partindo de empresas que deveriam e se dizem importar com seus clientes) postou o caso (e foto) na rede, que viralizou na França entre os franceses, e também seus veículos informativos de comunicação. Observações em rede sobre a ignorância dos americanos em geografia, que já é um progresso porque pelo menos acertaram o mapa do país e não colocaram de outro, ofertas de cortesia de envio do mapa certo, aberração geográfica, situação insólita registrada para a imortalidade, circulavam pelas redes, e até o ministério francês de negócios estrangeiros postou sobre o caso “se não é isso no nível geográfico, é genial de ver que o Whole Foods propõe (e aprecia) os queijos Franceses.”
Temos que daí tirar várias lições importantes, como a importância que deve ser dada para a qualidade da comunicação da empresa ao consumidor, inclusive em seus pontos de vendas, e para a comunicação com o cliente, desde abrir um canal rápido e fácil, e, dar uma satisfação com a maior brevidade, e os reflexos negativos para a marca e imagem da empresa, que devemos prevenir e mitigar. Afinal, além de ser nossa obrigação fazer isso, temos de estar cientes que cada vez mais temos “telhado de vidro” e consequências decorrentes.
Direitos reservados.