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Marketing de impacto: para denunciar o racismo e a xenofobia, supermercado alemão tira todos os prod


Bem em um sábado (bem recente, 19 de agosto agora), desafiando as leis de mercado e da rentabilidade, um supermercado de Hamburgo surpreendeu os clientes esvaziando suas prateleiras, colocando placas do tipo “é muito vazia uma prateleira sem estrangeiros” ou “nossas seções estão tristes sem variedade- diversidade”. Com isso, o supermercado queria mostrar a sua clientela que sua variedade e que a própria Alemanha depende de países estrangeiros para poder proporcionar diversidade e variedade apreciada pelos clientes.

A repercussão foi muito positiva e enorme na mídia e redes sociais. Resta saber como foi recebida pelos clientes habituais da loja, que não conseguiram fazer suas compras no final de semana.

A rede de supermercados é a alemã Edeka, que há anos busca construir uma imagem diferente de outros hard discounts, como Aldi, Lidl, Netto, estes líderes de mercado na Alemanha, se apoiando em campanhas de comu

nicação originais e muitas vezes provocativas.

Não deixa de ser uma comunicação de Marketing de Guerrilha (a um custo baixíssimo) que se aproveita com competência da repercussão nas redes sociais para divulgação de suas posições e de sua marca. Como vimos em outro post anterior meu (funcionários de hiper na dancinha de chinelo com meias), não é mais necessário gastar muito para conseguir capitalizar imagem positiva e retenção da marca, bastando porem manter e ter coerência em suas posições, criatividade e um pouco de coragem.

Veja o vídeo em https://www.facebook.com/deutschewellenews/videos/10155164225879440/

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