top of page

Carrefour na França se lança na agricultura urbana: horta no estacionamento


Os clientes de um supermercado Carrefour na França (1) agora podem comprar frutas e legumes cultivados no estacionamento. São produtos sem pesticidas (orgânicos), alinhados com os objetivos de responsabilidade social corporativa da empresa (lá na França), frescor e qualidade (questões também alinhadas com as tendências do comportamento dos novos consumidores), com vantagem adicional da ultra proximidade (da colheita para a venda em 20 metros de distância).

A empresa parceira no empreendimento, Agripolis (2), explica que os hortifrútis não são plantados na terra, mas recebem uma vaporização de 30 seg. a cada 3 min. de agua com nutrientes (a técnica chama-se aeroponia, um tipo de hidroponia), em estrutura vertical, ocupando área de 300 m2. Pelo projeto, em dois anos a meta é suprir um quarto das frutas e legumes da loja, que inicialmente tem preço próximo aos mesmos produtos orgânicos já comercializados lá, com a vantagem de serem ultra frescos.

Infelizmente, como eu já tinha constatado em minha dissertação de mestrado sobre gestão ambiental para o varejo supermercadista (3), as prioridades de RSE (Responsabilidade social empresarial) não são corporativas, isto é, variam de país ou região na mesma empresa, inclusive as do Carrefour, e, por isso, a probabilidade deste implantar o mesmo projeto por aqui em breve pode ser baixa.

Mas, trata-se de mais uma iniciativa interessante que poderíamos (varejo supermercadista) tentar por aqui, lembrando que temos de nos preparar e já direcionar nossas ações para os desejos e tendências de nossos consumidores.

(1) Carrefour de Sainte-Geneviève-des-Bois

(2) Site Agripolis: site http://agripolis.eu/

(3) Dissertação de mestrado sobre gestão ambiental para o varejo supermercadista: http://cassiopea.ipt.br/teses/2012_TA_Alain_Jacques.pdf

Fonte (foto e artigo): http://www.leparisien.fr/essonne-91/sainte-genevieve-des-bois-achetez-les-fruits-et-legumes-cultives-sur-le-parking-du-supermarche-06-07-2017-7115694.php

ShareShare Carrefour na França se lança na agricultura urbana: horta no estacionamento

  • LikeCarrefour na França se lança na agricultura urbana: horta no estacionamento

  • Comment

  • ShareShare Carrefour na França se lança na agricultura urbana: horta no estacionamento

Últimos posts
bottom of page