Tática financeira da pontocom favorece lojas físicas
Tenho observado que alguns sites que comercializam eletrodomésticos estão “esticando” os prazos de entrega e diminuindo o prazo para parcelas sem juros. Com isso, estão diminuindo vantagens importantes em relação as lojas físicas.
Se pensarmos no mercado de eletrodoméstico, dois são os maiores fatores impulsionadores da venda: o mercado de primeira compra (por exemplo, pessoas que vão casar e precisam comprar para montar a nova residência), e o mercado de reposição (pessoas que estão repondo um eletrodoméstico, porque quebrou, não atende mais o tamanho da família, pelo lançamento de mais modernos econômicos e funcionais, etc.), sendo este provavelmente significativamente maior do que o outro.
Para verificarmos a incidência direta deste efeito (loja física x loja pontocom), quando quebra um eletrodoméstico na casa do consumidor (por exemplo, fogão, geladeira, micro-ondas, ferro de passar, etc.), a reposição deve ser urgente, não dá para esperar 7, 10, 15 dias para receber o ítem.
A opção das grandes empresas é a entrega por retirada na própria loja, mas, para que isso funcione, deve ter uma loja próxima e de fácil acesso, o que também favorece a existência de loja física. Mas, são poucos que possuem uma abrangência de pontos de venda a nível nacional, o que é uma vantagem do pontocom, atingir essas localidades sem lojas físicas.
Para as outras empresas que não possuem essa opção, a diminuição do prazo de entrega pode transformar seu site em mero ponto de consulta para parâmetro de preços e compra na loja física mais próxima, de qualquer bandeira.
De qualquer forma, é uma boa notícia para as lojas físicas e um sinal de atenção nas estratégias pontocom, pois, de alguma forma, outras categorias de produtos podem ser afetadas por este efeito, mesmo que as motivações dos consumidores sejam outras.