Please reload

Últimos posts

Tática financeira da pontocom favorece lojas físicas

17/06/2016

Tenho observado que alguns sites que comercializam eletrodomésticos estão “esticando” os prazos de entrega e diminuindo o prazo para parcelas sem juros. Com isso, estão diminuindo vantagens importantes em relação as lojas físicas.

 

Se pensarmos no mercado de eletrodoméstico, dois são os maiores fatores impulsionadores da venda: o mercado de primeira compra (por exemplo, pessoas que vão casar e precisam comprar para montar a nova residência), e o mercado de reposição (pessoas que estão repondo um eletrodoméstico, porque quebrou, não atende mais o tamanho da família, pelo lançamento de mais modernos econômicos e funcionais, etc.), sendo este provavelmente significativamente maior do que o outro.

 

Para verificarmos a incidência direta deste efeito (loja física x loja pontocom), quando quebra um eletrodoméstico na casa do consumidor (por exemplo, fogão, geladeira, micro-ondas, ferro de passar, etc.), a reposição deve ser urgente, não dá para esperar 7, 10, 15 dias para receber o ítem.

 

A opção das grandes empresas é a entrega por retirada na própria loja, mas, para que isso funcione, deve ter uma loja próxima e de fácil acesso, o que também favorece a existência de loja física. Mas, são poucos que possuem uma abrangência de pontos de venda a nível nacional, o que é uma vantagem do pontocom, atingir essas localidades sem lojas físicas.

 

Para as outras empresas que não possuem essa opção, a diminuição do prazo de entrega pode transformar seu site em mero ponto de consulta para parâmetro de preços e compra na loja física mais próxima, de qualquer bandeira.

 

De qualquer forma, é uma boa notícia para as lojas físicas e um sinal de atenção nas estratégias pontocom, pois, de alguma forma, outras categorias de produtos podem ser afetadas por este efeito, mesmo que as motivações dos consumidores sejam outras.

 

 

Please reload

Treinamentos de Gestão no Varejo

com os melhores profissionais do mercado

(11) 3814.1362   -   São Paulo / SP

cienciadovarejo@cienciadovarejo.com.br

Copyright © 2015 CIÊNCIA DO VAREJO  |  Diretos reservados