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O comum atualmente é vermos por aqui promoções do tipo 50% de desconto na segunda unidade. É uma tática de pricing para deixar a oferta mais atrativa, pois, 50% de desconto na segunda unidade equivale a 25% de desconto nas duas. Anunciar 25% tem menos impacto do que anunciar 50%, e, o consumidor é atraído pela vantagem de ter 50% de desconto na segunda unidade (mas, a realidade é que está levando 25% nas duas). Isso quando não se atenta e leva, por exemplo três unidades, e leva o desconto em apenas uma (aí o desconto real é de em torno de 17%...).

Antes, víamos ofertas do tipo Leve 4 Pague 3, que é exatamente o...

As perdas por roubo de clientes em lojas de varejo e supermercados também são comuns na Europa, ela não é aquele paraíso de comportamento exemplar que podemos ter como falsa imagem, mesmo este sendo moldado pela cultura por séculos. Também existe para isso muita criatividade e custa, como aqui, bem caro para prevenir.


Um exemplo atual é a de um rapaz que pegou um vídeo game (Playstation 4) em um hipermercado, levou-o até a seção de hortifrúti, colocou-o em um saco plástico, pesou-o, escolhendo um item qualquer para definir o preço, colou a etiqueta de preço (você mesmo pesa e cola a etiqueta) e passou pelo caix...

Os números são interessantes porque mostram um crescimento significativo e as bandeiras que o impulsionam. Também mostram caminhos, acertos e desacertos.

Na área de alimentos GPA FOOD, crescimento real de vendas (descontada a inflação) em 2018 foi de 12% (orgânico), e 6,9% (mesmas lojas). O número foi puxado pelo desempenho do Assaí (+ 23,3 % orgânico e + 9,7% mesmas lojas). A bandeira registra progressão contínua de volume e fluxo de clientes.

Já no Multivarejo (que compreende as bandeiras Extra, Pão de Açúcar, e as bandeiras de proximidade, Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra), as taxas foram de + 2,5 % e + 4,8 %...

Está expandindo na Europa, agora na Bélgica, a rede holandesa Jumbo, que vem verificando um aumento e faturamento significativo nos últimos anos (passou de 972 milhões de euros em 2006 para 7 bilhões de euros em 2017).

E, qual é a chave do sucesso do Jumbo? Pelo seu site, ele adota uma fórmula que a princípio, parece contraditória: O melhor serviço x A maior variedade x O preço mais baixo.

Nós estamos acostumados a ouvir (e verificar com quem faz) que, para ter preço baixo, a linha de produtos tem de ser enxuta, para conseguir volume de compras e desconto sobre ele com os fornecedores, para ter menos estoque (ou...

Um vídeo despretensioso e nem tão bom assim, gravado no Walmart de Ilinois e postado no youtube, virou febre (ou meme), viralizou na web e gerou até agora mais de 60 milhões de vistas e um retorno para a marca Walmart muito positivo. E olha que o vídeo foi postado em só Abril deste ano.


O vídeo mostra um menino de 11 anos, Manson Ramsey, cantando uma música em estilo tirolês (na realidade a musica de Hank Williams' "Lovesick – apaixonado, ou doente de amor - Blues." ) próximo a uma ponta de gôndola do Walmart (com placa e logo de preço baixo). O menino ao mesmo tempo cativou e confundiu o país com a repercussão...

26/11/2018

Está avançando rapidamente na França um novo nicho para ser explorado pelos supermercados: o drive pedestres. O conceito está baseado no Omnichannel, no sentido que os clientes podem fazer seu pedido e pagamento online, e retirar em sua loja de proximidade mais próxima, a pé.


Com isso, os consumidores podem ter acesso a uma variedade muito maior que a oferecida pelos supermercados de proximidade, de forma rápida, sem pagar mais por isso.


Observa-se, por exemplo, pedidos com mais produtos bio/orgânicos, que é uma tendência do publico mais jovem, os maiores consumidores deste novo formato: são jovens com menos de...

Walmart é agora o preferido pelos consumidores na mercearia online nos EUA. Com 33% de participação na preferência dos consumidores, ultrapassou este ano a Amazon, o gigante da venda online, que agora tem 30% (no ano passado estes números eram, respectivamente, 26% contra 36%). Ainda são números bem significativos para os dois gigantes, pois só os dois respondem por 63% da preferência deste comércio nos EUA. Os supermercados locais participam com 26%. Estes são dados da pesquisa mais recente da Retail Feedback Group.


Quais são os trunfos da Walmart, da Amazon e dos supermercados locais no online? Porque o onlin...

Diferente de tudo, é o supermercado do futuro na visão do Casino, já aberto (em 3 de outubro passado, em Paris) como loja conceito, propõe uma nova experiência, ultra conectividade e um novo lugar de convivência e consumação.


As inovações tecnológicas foram implantadas para incrementar a experiência dos clientes e facilitar a gestão da loja e, é para a empresa, um grande laboratório para testar novas soluções.


Com 400m2 dispostos em três pisos, aberto ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias da semana, mais de 6.000 itens (SKUs), sendo 1.600 Bio (orgânicos), 20 funcionários (mais alocados nos serviços), m...

Ultra urbano, ultra local, ultra contemporâneo e ultra fresco, o novo formato apresentado pela Delhaize visa mover-se rapidamente para atuar fortemente em dois eixos:


O primeiro é desenvolver este mercado de refeição-solução para os consumidores ativos urbanos (ativos: os que trabalham), abrindo duzentos pontos de venda em três anos, em 20 centros urbanos. Isto após testar e aprovar o conceito em apenas duas lojas, inauguradas há pouco tempo, em dezembro passado.


A outra aposta é tornar essas pequenas lojas de um novo tipo um ponto de retirada para pedidos on-line em todo o sortimento Delhaize, a aplicação do O...

Estamos vendo que os supermercados estão abrindo áreas para alimentação no local e aumentando a oferta de pratos prontos (não industrializados). Neste novo conceito fica mais difícil definir se é um restaurante com supermercado ou vice-versa; os conceitos se mesclam, se fundem, e, provavelmente logo vamos deixar de ter diferenciação entre o ticket alimentação e refeição. E, restaurantes agora terão cada vez mais concorrentes (ou será que é o contrário, os supermercados é que vão ter mais concorrentes?).

Neste caso a empresa aproveitou sua expertise em pratos preparados, que oferece com grande variedade e qualida...

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