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O comum atualmente é vermos por aqui promoções do tipo 50% de desconto na segunda unidade. É uma tática de pricing para deixar a oferta mais atrativa, pois, 50% de desconto na segunda unidade equivale a 25% de desconto nas duas. Anunciar 25% tem menos impacto do que anunciar 50%, e, o consumidor é atraído pela vantagem de ter 50% de desconto na segunda unidade (mas, a realidade é que está levando 25% nas duas). Isso quando não se atenta e leva, por exemplo três unidades, e leva o desconto em apenas uma (aí o desconto real é de em torno de 17%...).

Antes, víamos ofertas do tipo Leve 4 Pague 3, que é exatamente o...

As perdas por roubo de clientes em lojas de varejo e supermercados também são comuns na Europa, ela não é aquele paraíso de comportamento exemplar que podemos ter como falsa imagem, mesmo este sendo moldado pela cultura por séculos. Também existe para isso muita criatividade e custa, como aqui, bem caro para prevenir.


Um exemplo atual é a de um rapaz que pegou um vídeo game (Playstation 4) em um hipermercado, levou-o até a seção de hortifrúti, colocou-o em um saco plástico, pesou-o, escolhendo um item qualquer para definir o preço, colou a etiqueta de preço (você mesmo pesa e cola a etiqueta) e passou pelo caix...

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