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26/04/2016

Vejo a pesquisa de preços e conclusão da Veja São Paulo, sobre os atacarejos. Não sei por que repórteres, em geral, consideram uma loja mais em conta que outra pelo número de itens pesquisados mais baratos, pontualmente. Quem é experiente do varejo sabe que não é assim que deve verificar se sua loja está bem de preços em relação à concorrência.

 

O número de itens é apenas um indicador, mas outros podem revelar mais coisas: os itens que foram pesquisados (uma relação pequena para reportagem tem boas chances de não representar o que é significativo para os clientes e, além do mais, foram escolhidas marcas específi...

14/04/2016

Nem me lembro há quanto tempo não compro um livro em loja física. Depois de várias vezes pesquisar preço na internet, ir na livraria escolhida para comprar e, ouvir que o preço lá era mais caro que a internet (por conta de custos da loja, etc...), nem vou mais, compro diretamente online. Observo ainda que as lojas físicas não cobriam preços online não de seus concorrentes, mas de sua própria bandeira ou marca.

Na livraria, agora, só vou para verificar títulos e conteúdo antes de finalizar a compra pela internet. Não sei se esta situação (preços mais elevados em loja física) continua, nem quantos como eu foram in...

14/04/2016

 

Gosto de ver as reclamações de empresas e produtos nos jornais, pois são termômetro de como anda o atendimento ao cliente. Hoje, uma reclamação de uma Smart TV da LG com problemas não solucionados e previsão de 30 dias para conserto. E, a resposta da empresa: o procedimento adotado segue a legislação vigente.

Respostas como estas, empresas com esta postura, justificam uma legislação de proteção ao consumidor. Com um atendimento assim, que demonstra a importância que a empresa dá aos seus consumidores, não é de estranhar que recentemente (Dez.) a LG demitiu mais de 450 funcionários, que afirma estar utilizando a...

14/04/2016

Hoje recebi dois folhetos da Vivara para o dia das Mães, bem elaborados, um deles pouco mais, com muitos produtos repetidos de um no outro. Porque recebi os dois no mesmo dia? A Vivara deve ter investido muito para fazer estes folhetos com essa qualidade, mas, provavelmente, a intenção tenha sido enviar para públicos-alvo diferentes. Muito investimento na produção, para se perder na distribuição e no potencial retorno. Mesmo nos dias de hoje, ainda ocorrem erros assim.

Me lembra novamente a história contada por meu pai, de uma ponte da sua cidade da Bélgica, durante a guerra, bombardeada pelos aliados pra imped...

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